Farmácia Popular: veja como ter descontos em remédios

O Governo Federal tem disponibilizado diversos programas sociais que visam trazer facilidades principalmente às famílias de baixa renda. E com os altos preços dos remédios surgiu o Programa Farmácia Popular.
Neste material, vamos trazer para você as principais características do Farmácia Popular, mostrando como é possível ter seus medicamentos e como se cadastrar no Programa.
Acompanhe até o final e tenha todas as informações sobre o Farmácia Popular.
O que é o Programa Farmácia popular?
O Programa Farmácia Popular é uma iniciativa do Governo Federal que tem o propósito de tornar o processo de aquisição de medicamentos mais simples e acessível para todos, principalmente para aqueles com menor renda.
O Programa disponibiliza medicamentos gratuitos para o tratamento de diabetes, asma e hipertensão, osteoporose e anticoncepcionais. Também oferece medicamentos de forma subsidiada para dislipidemia, rinite, doença de Parkinson, glaucoma e fraldas geriátricas, com até 90% do valor.
Ao todo, atualmente, o Farmácia Popular contempla o tratamento para 11 doenças.
Ao oferecer descontos significativos, o Programa possibilita a aquisição de medicamentos essenciais a preços mais acessíveis, reduzindo o impacto financeiro em seus orçamentos.
E disponibilizar medicamentos gratuitos também é uma medida valiosa para assegurar que os tratamentos necessários estejam ao alcance daqueles que enfrentam maiores dificuldades financeiras.
Com isso, o Farmácia Popular desempenha um papel importante na promoção da saúde e bem-estar da população brasileira, garantindo o acesso a medicamentos essenciais de forma mais equitativa e inclusiva.
Quem tem direito ao benefício?
Uma das grandes vantagens do Farmácia Popular é que é um programa disponível para toda a população brasileira. Ou seja, qualquer pessoa pode ter direito ao desconto nos medicamentos que fazem parte do programa.
Além disso, as pessoas que são beneficiárias do Bolsa Família passaram a ter acesso a todos os medicamentos disponíveis no programa de forma totalmente gratuita.
Essa é uma forma de ajudar quem mais precisa, assim como garantir descontos para todas as famílias brasileiras, visto que os remédios tiveram altas nos preços.
Quais medicamentos fazem parte do Programa Farmácia Popular?
Veja, agora, a relação dos medicamentos que você encontra no Farmácia Popular, sejam eles gratuitos ou com coparticipação:
Asma:
- Brometo de ipratrópio (0,02 mg e 0,25 mg);
- Dipropionato de beclometasona (50 mcg, 200 mcg e 250 mcg);
- Sulfato de salbutamol (100 mcg e 5 mg).
Diabetes:
- Cloridrato de metformina (500 mg, com e sem ação prolongada, e 850 mg);
- Glibenclamida (5 mg);
- Insulina humana regular (100 UI/ml);
- Insulina humana (100 UI/ml).
Hipertensão:
- Atenolol (25 mg);
- Besilato de anlodipino (5 mg);
- Captopril (25 mg);
- Cloridrato de propranolol (40 mg);
- Hidroclorotiazida (25 mg);
- Losartana potássica (50 mg);
- Maleato de enalapril (10 mg);
- Espironolactona (25 mg);
- Furosemida (40 mg);
- Succinato de metoprolol (25 ml).
Anticoncepcionais:
- Acetato de medroxiprogesterona (150 mg);
- Etinilestradiol (0,03mg) + levonorgestrel (0,15 mg);
- Noretisterona (0,35 mg);
- Valerato de estradiol (5 mg) + enantato de noretisterona (50 mg).
Dislipidemia (Colesterol alto):
- Sinvastatina (10 mg, 20 mg e 40 mg).
Doença de Parkinson:
- Carbidopa (25 mg) + levodopa (250 mg);
- Cloridrato de benserazida (25 mg) + levodopa (100 mg).
Glaucoma:
- Maleato de timolol (2,5 mg e 5 mg).
Incontinência:
- Fralda geriátrica.
Osteoporose:
- Alendronato de sódio (70 mg).
Rinite:
- Budesonida (32 mg e 50 mg);
- Dipropionato de beclometasona (50 mcg/dose).
Diabetes Tipo 2 + Doença Cardiovascular (> 65 anos):
- Dapagliflozina (10 mg).
Essas medidas visam ampliar o acesso a medicamentos essenciais e promover um cuidado abrangente e inclusivo à saúde da população brasileira.
Como conseguir os remédios no Farmácia Popular?
Obter os medicamentos no Farmácia Popular é um processo simples e acessível. Veja como proceder:
- Marque uma consulta médica e faça o acompanhamento de sua saúde;
- Certifique-se de ter a receita médica para o medicamento necessário;
- Dirija-se a uma das farmácias que possuam a etiqueta do Programa Farmácia Popular;
- Leve consigo a receita médica, seus documentos pessoais;
- Faça o cadastro na farmácia;
- Receba os medicamentos após o cadastro;
- Ao finalizar, passe no caixa da farmácia para validar os medicamentos;
- Se você estiver retirando medicamentos gratuitos, receberá um comprovante que isenta o pagamento. Caso sejam medicamentos com desconto, você pagará o valor reduzido diretamente no caixa da farmácia.
É importante lembrar que cada medicamento possui um período de uso determinado.
Portanto, você poderá retirar medicamentos por um mês ou mais, de acordo com a prescrição médica e suas necessidades específicas.
Quais as mudanças nas regras do programa?
Recentemente, atualizações foram anunciadas pelo governo para quem precisa dos medicamentos do Farmácia Popular. Confira:
Cadastrados no Bolsa Família
Os 55 milhões de brasileiros beneficiários do programa Bolsa Família terão acesso gratuito a todos os 40 medicamentos disponíveis no Farmácia Popular.
Para usufruir desse benefício, basta que o usuário se dirija a uma farmácia credenciada e apresente a receita médica, juntamente com seu documento de identidade e CPF. O sistema reconhecerá automaticamente a vinculação com o Bolsa Família, dispensando a necessidade de um cadastro prévio, conforme informações do Ministério da Saúde.
Povos indígenas
Uma importante ampliação do Programa Farmácia Popular é a inclusão da população indígena. objetivo é aprimorar e facilitar o acesso, de maneira complementar, aos serviços farmacêuticos básicos já disponibilizados nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI).
Com essa iniciativa, todos os 40 medicamentos presentes na lista do programa estarão disponíveis gratuitamente para os povos indígenas, buscando garantir um cuidado abrangente e acessível à saúde dessas comunidades.
Cuidados para saúde da mulher
O governo federal anunciou uma atualização importante no programa Farmácia Popular, desta vez voltada para a saúde da mulher.
Agora, todas as mulheres têm acesso gratuito a medicamentos específicos para o tratamento da osteoporose, bem como contraceptivos.
Essa medida visa ampliar o acesso a medicamentos essenciais e promover a saúde feminina de forma abrangente e inclusiva.
Novidades para demais públicos
Os medicamentos destinados ao tratamento de asma, hipertensão e diabetes, incluídos na lista do programa Farmácia Popular, permanecem disponíveis gratuitamente para todas as pessoas.
Essa medida visa garantir o acesso contínuo e sem custos a esses medicamentos essenciais, beneficiando indivíduos de diferentes públicos.
Conclusão
Com todas essas medidas, o governo prevê a melhoria e mudança no programa, trazendo ainda mais acesso para quem quer os medicamentos.
Gostou de conhecer o programa? Se você usa estes medicamentos, aproveite já este benefício.
E veja mais dicas de programas e descontos para você em nossa página.
Related content

Nova Carteira de Identidade: Como Funciona e Como Fazer

Programa Pé de Meia: conheça sobre o benefício e aproveite

Apps para organizar sua rotina: opções para gerenciar tarefas

Prova de Vida Online: saiba como como fazer

O que é Seguro Defeso? Tudo que você precisa saber
