CadÚnico: o cadastro geral do governo
Saiba mais sobre o CadÚnico

Conheça os benefícios
Possibilidade de ter acesso a benefícios sociais
Porta de entrada para o Bolsa Família
Assistência a famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social
Suporte a famílias que fazem parte de comunidades tradicionais
Você continuará a explorar o nosso site
Como muitos sabem, o Cadastro único ou o CadÚnico, é o instrumento do governo para identificar as principais características das famílias de baixa renda do país. O cadastro contém as principais informações de cada membro da família, a sua escolaridade, o seu trabalho, a renda e características da residência.
Com a coleta dessas informações, a União, estados e municípios conseguem implementar diversas políticas assistenciais que podem ajudar muitos brasileiros em situações desfavoráveis, com programas sociais como Bolsa Família, Minha casa minha vida, Pé de Meia, Auxílio Gás e a tarifa social de energia elétrica. Entretanto, a inscrição não é para todos. Para ter acesso será necessário entender alguns requisitos, como famílias que ganham até meio salário mínimo por pessoa ou até três salários mínimos de renda mensal familiar.
Inscrever-se no CadÚnico é extremamente importante, principalmente, porque os principais programas sociais do governo utilizam essa base de dados para selecionar quais famílias podem se beneficiar de seus programas.
Quer saber como solicitar o Cadastro Único? Clique no botão verde para conhecer mais benefícios e ter acesso ao seu cadastro.
COMO SOLICITAR
Você continuará a explorar o nosso site
CadÚnico: Para que serve? Preciso atualizar?
Esse registro compila todas as informações socioeconômicas referentes ao usuário, para que assim seja possível que o usuário seja levado em conta em políticas públicas de assistência e solicite os benefícios sociais. Os interessados devem procurar uma unidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próxima.
Na entrevista do CRAS, será incluído todo o ciclo familiar e esse cadastro precisa ser atualizado a cada mudança relevante na vida desses indivíduos. Confira abaixo a importância da atualização e os principais eventos em que ela precisa ser feita.
O que é a atualização cadastral?
Não basta fazer o cadastro, é preciso manter os dados da sua família atualizados.
Existem algumas situações em que é necessária a atualização das informações fornecidas, os principais eventos são: a adição de novas pessoas ao núcleo familiar, morte de familiares, demissão de alguma pessoa, mudança de endereço residencial, dentre outros.
Nesses casos, a pessoa responsável pela família deverá ir até o local de atendimento mais próximo para realizar o processo de atualização dos dados. Os documentos de todas as pessoas da família são requisitados para concluir esta ação, principalmente o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Além disso, é necessário que o responsável apresente um comprovante de residência atualizado como uma conta de água ou luz.
