Passagens de ônibus gratuitas para idosos: veja como conseguir garantir o seu direito

A terceira idade, ou melhor dizendo, a melhor idade, é uma das fases mais significativas de todos nós.
Depois de uma vida inteira dedicada a criação dos filhos, à responsabilidade do trabalho, chegou o momento de cuidar mais a fundo da pessoa que é mais importante na sua vida: você mesmo.
Se antes essas pessoas não tinham tempo ou recursos para realizar os sonhos da vida, esse é o momento de fazer coisas que antes não eram possíveis, inclusive viajar.
O que pouca gente sabe é que pessoas com 60 anos ou mais têm o direito de conseguir passagens de ônibus gratuitas ou com descontos. Estamos falando de viagens interestaduais, ou seja, dá para conhecer o país sem gastar muito.
Ficou interessado?
Acompanhe a nossa matéria até o final, conheça tudo sobre o benefício, todas as informações necessárias para garantir a sua vaga.
O que são as passagens de ônibus gratuitos para idosos?
O transporte interestadual gratuito é um direito dos idosos brasileiros e obrigatoriamente garante duas vagas em todas as viagens interestaduais do Brasil para passageiros com 60 anos ou mais viajarem de graça ou com desconto no bilhete. É muito simples garantir esse benefício, existem apenas dois critérios, confira abaixo:
- Ter 60 anos ou mais.
- Possuir renda mensal igual ou inferior a dois salários mínimos.
De acordo com a lei, essas pessoas têm garantido o direito de viajar de forma gratuita ou com desconto de 50%, desde que comprovem com documentação que atendem aos dois requisitos. Basicamente, essa comprovação é feita com um documento de identificação (RG, CNH, dentre outros) e comprovante de renda.
Como conseguir a minhas passagem de ônibus gratuita?
Antes de mais nada, é necessário entender que pessoas idosas possuem o direito de viajar gratuitamente em dois tipos de ônibus: os municipais e os interestaduais. Dito isso, vamos entender o processo de cada um deles.
Ônibus municipais
Neste caso, o processo varia de acordo com a prefeitura de cada cidade. Entretanto, geralmente o processo é o mesmo, que consiste em:
- Procurar a empresa emissora de cartões de passagem dos ônibus locais ou buscar o órgão responsável por garantir esse benefício;
- Pedir o cartão que possibilita o acesso a gratuidade;
- Apresentar a documentação que comprove a idade;
- Ter a carteirinha que garante a viagem gratuita.
Aqui é importante ressaltar que a carteirinha garante o direito do idoso rodar a catraca do ônibus, mas independente se a pessoa tiver ou não, não deixará de viajar de graça. Basta apresentar a carteira de identidade para o motorista do ônibus e realizar a viagem na parte da frente do veículo.
Já com as viagens interestaduais é diferente.
Ônibus interestaduais
Como já foi dito, por lei, todos os ônibus interestaduais devem reservar, no mínimo, dois assentos para idosos viajarem gratuitamente. Para garantir a vaga, o interessado deve seguir os passos abaixo:
- Escolher qual é o destino da viagem;
- Entrar em contato com a empresa de ônibus entre 30 dias e três horas antes da viagem para a retirada da passagem;
- Apresentar a documentação que comprove renda e idade necessárias para ter acesso ao benefício;
- Retirar a passagem;
- Realizar a viagem.
Neste caso, algumas informações são importantes de serem ressaltadas. Que se trata da documentação, que pode ser facilitada, além da questão da quantidade de vagas no ônibus, afinal, se as duas vagas são ocupadas, existem outras alternativas?
Vamos por partes.
A carteira da pessoa Idosa
Atualmente existe uma documentação que comprova facilmente este critério imposto pela Lei, o que facilita o acesso ao bilhete para viajar.
A carteira da pessoa idosa é uma documentação que comprova idade e renda dos idosos por meio de um QR Code ou um código alfanumérico que apresenta essas informações e garante que o idoso consiga fazer a retirada do bilhete de forma mais rápida, já que estamos falando de apenas um documento.
Não é um documento obrigatório, mas caso a pessoa deseje emitir a carteira do idoso é preciso procurar a unidade do CRAS mais próxima e solicitar a sua.
Dito isso, voltamos à questão: o que fazer se as duas vagas gratuitas no ônibus acabarem? As empresas de ônibus devem oferecer a venda de passagens com descontos de 50%.
Como conseguir o desconto nas passagens?
Quer viajar naquele ônibus específico, mas acabaram as vagas? veja como conseguir garantir o seu direito de ter a passagem com descontos de 50% do valor.
Veja o passo a passo:
- Procure o guichê que está vendendo a passagem que você deseja;
- Peça a passagem desejada;
- Veja a disponibilidade das passagens gratuitas;
- Na ausência, apresente a documentação para garantir o desconto de 50%;
- Compre a sua passagem com desconto.
Não conseguiu realizar a carteirinha da pessoa idosa? Não tem problema, pode ter certeza que um documento de identificação e um comprovante de renda podem garantir a sua viagem.
Conheça os documentos necessários para garantir a sua viagem de graça
Seja para viajar de graça ou para garantir o desconto de 50% das passagens, é importante ter em mãos a documentação que comprove os seus direitos, confira abaixo:
- Documento de identificação com foto como RG e CNH.
- Comprovante de renda
Apresentando estes documentos básicos é possível garantir a gratuidade ou o desconto da passagem e finalmente realizar aquela viagem que você está desejando fazer.
É muito importante ter a documentação em mãos para ter a certeza de que a sua viagem vai realmente sair do papel.
Gostou de saber mais sobre os seus direitos?
Não deixe de acompanhar nossos conteúdos! Se você tem 60 anos ou mais, não perca mais tempo, pegue a sua documentação, procure o guichê mais próximo e tire a sua viagem do papel.
Seja para conhecer um lugar diferente ou visitar um ente querido, você não pode deixar de aproveitar.
Related content

Nova Carteira de Identidade: Como Funciona e Como Fazer

Programa Pé de Meia: conheça sobre o benefício e aproveite

Apps para organizar sua rotina: opções para gerenciar tarefas

Prova de Vida Online: saiba como como fazer

O que é Seguro Defeso? Tudo que você precisa saber
