CNH Social: possibilidade de habilitação gratuita

Quer saber todos os requisitos e descobrir se está apto para participar do programa? Descubra todos os detalhes sobre o benefício e como realizar a sua inscrição.
Este material traz tudo atualizado para que você possa ter acesso a esse benefício! Caso, claro, você tenha esse direito.
O que é a CNH Social?
O valor da primeira emissão da CNH do modo convencional pode pesar no orçamento de uma pessoa ou de uma família – além disso, o gasto varia de acordo com cada estado.
Para auxiliar os interessados em obter a habilitação, que se encontram em condições financeiras mais precárias, o programa CNH Social – ou ainda CNH Gratuita ou Popular – surge como uma solução.
O programa idealizado pelo Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat) tem participação governamental em colaboração com os Departamentos de Trânsito Estaduais (Detrans).
Assim, pode-se dizer que o projeto é destinado a pessoas que não possuem recursos financeiros para arcar com todas as despesas da primeira Carteira Nacional de Habilitação. Ofertando gratuitamente todo o processo de qualificação para novos condutores, incluindo exames e provas, e até mesmo, alguns valores ligados às autoescolas.
Além de possibilitar a obtenção gratuita da primeira habilitação nas categorias A ou B, o programa também oferece a mesma condição para a adição das categorias A ou B, bem como a mudança da categoria B para D.
Essa iniciativa permite tornar o documento acessível para os que desejam e necessitam conduzir diferentes tipos de veículos.
CNH Social/Gratuita ou Popular: como se inscrever?
Primeiramente, acesse o site do Detran do seu estado e certifique-se que o mesmo aderiu ao benefício da CNH Social.
Caso a resposta seja positiva, e no site você encontre alguma informação sobre, agora é hora de se cadastrar. Os dados mais comuns solicitados pelos Detrans para a liberação do CNH são:
- Número da sua inscrição social;
- CPF do interessado;
- Data de nascimento do participante;
- Nome completo do candidato;
- Comprovantes de renda de todos os familiares;
- Endereço completo;
- Nome da mãe.
Com esses dados e o cadastro realizado, você poderá entrar em uma fila de espera, quando houver, e passar por um processo de seleção para confirmar se você preenche todos os requisitos necessários.
Após realizar a minha inscrição, como é realizado o processo seletivo para a CNH Social?
Após a conclusão da inscrição, responsáveis do seu estado irão avaliar. Geralmente são avaliados os seguintes critérios:
- Menor renda per capita;
- Maior número de componente na família;
- Candidatos inscritos no programa “ocupação social”;
- Candidatos com ensino fundamental completo;
- Além de candidatos inscritos no bolsa família;
- Data e horário da inscrição;
- Vagas disponíveis.
Quando você realizar a inscrição e passar pelo processo, acesse o site do Detran no seu estado para verificar qual o status da sua solicitação se foi aprovada ou reprovada. Em caso de aprovação, você terá acesso a todas as informações para dar início aos procedimentos para tirar a carteira de habilitação no Centro de Formação dos Condutores (CFC).
Vantagens exclusivas de participar da CNH Social
Quando o cidadão tem a oportunidade de ingressar no programa social é motivo de grande alegria. Afinal, ter carteira de motorista é um sonho de muitas pessoas e vai além de um simples documento. A CNH traz consigo muitos benefícios.
Listamos alguns a seguir:
- Inclusão social e acesso às melhores oportunidades: com o documento, o motorista pode ter um nível acima de outros candidatos em processos seletivos e ganhar a vaga de emprego que tanto sonhou;
- Cidadania e autonomia para a locomoção: tendo a facilidade e a comodidade de transitar por onde quiser com a segurança de poder dirigir;
- Oportunidade de fazer renda extra: a carteira de habilitação possibilita o motorista aumentar seus ganhos trabalhando com aplicativos como Uber, Cabify, 99 Pop, entre outro;
- Não depender de transportes públicos: principalmente em grandes cidades, sabemos que depender de ônibus e metrô é sempre um martírio, com a habilitação você tem independência e autonomia de ter o próprio carro.
Como é o processo para tirar habilitação?
Muitas pessoas não conhecem como é o processo para se habilitar e não sabem nem por onde começar. Sendo assim, para finalizar o artigo, segue alguns pontos do procedimento em cada etapa para que o candidato ingresse ciente do que vai enfrentar.
Exame médico e psicotécnico
O primeiro passo após realizar o cadastro no centro de condutores é agendar uma avaliação psicológica. Nesta etapa, o candidato é submetido a exames de vista, reflexo, audição e condições psicológicas. Quando aprovado, o aluno ingressa no curso de legislação para entender as leis de trânsito e outras questões relacionadas à prática da direção.
Curso e prova teórica de legislação
Quando o candidato recebe a liberação por parte dos médicos avaliadores, inicia o curso teórico. Geralmente, são 45 horas/aula e conteúdos de legislação, infrações, sinalização, direção defensiva, primeiros socorros, cidadania, meio ambiente e mecânica básica.
Quando completadas as horas aulas obrigatórias, ministradas por profissionais, o candidato é submetido a prova teórica realizada no Detran, nesta etapa o aluno precisa atingir 70% de aproveitamento.
Aulas práticas e exame de direção
Assim que aprovado, o candidato receberá a Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV), uma permissão concedida para dirigir sob orientação de um profissional habilitado, qualificado e registrado.
Nesta etapa é preciso concluir o mínimo de 20 horas aula de direção no veículo de interesse para habilitação. Sendo 04 horas dessas no período noturno.
A intenção é ensinar e qualificar o futuro motorista a dirigir em condições adversas e ter controle do veículo. Se necessário, o candidato pode solicitar mais aulas até se sentir preparado para realizar a prova prática.
Após o exame agendado, o aluno é submetido a prova em uma área definida e sob supervisão de agentes de trânsito ou de órgão de polícia estaduais capacitados. Nesta fase é analisada a desenvoltura do aluno, controle do veículo, testes de controle de pedais, baliza e outros detalhes pertinentes às necessidades da habilitação.
Se aprovado, o candidato se tornará oficialmente habilitado e receberá sua CNH em poucos dias. Caso seja reprovado, o aluno poderá realizar o teste novamente após 15 dias.
Viu só as inúmeras vantagens de se tornar habilitado? Não deixe esse sonho para depois, faça o seu cadastro agora mesmo para obter a CNH Social e tenha a possibilidade de tornar esse sonho em realidade.
Related content

Nova Carteira de Identidade: Como Funciona e Como Fazer

Programa Pé de Meia: conheça sobre o benefício e aproveite

Apps para organizar sua rotina: opções para gerenciar tarefas

Prova de Vida Online: saiba como como fazer

O que é Seguro Defeso? Tudo que você precisa saber
