Tarifa Social de Energia Elétrica: o que é e quem tem direito?
Conheça este benefício que irá deixar sua conta de luz mais barata

Conheça as vantagens desse benefício social
Economia na conta de Luz
Não é necessário fazer uma inscrição prévia para ter desconto
Mais acesso a energia elétrica
Não precisa renovar o plano
Você continuará a explorar o nosso site
Um dos boletos mais pesados na economia do brasileiro é a conta de luz. E, mesmo sendo uma das mais caras, é um dos itens principais do dia a dia, afinal, não tem como ficar sem energia elétrica.
Mas, o que muita gente não sabe é que existe uma possibilidade de conseguir desconto na mesma, através da Tarifa Social de Energia Elétrica.
Você sabe do que se trata?
Então, não se preocupe, pois, este artigo está aqui para te ajudar a pagar mais barato na sua conta de luz. Leia até o final e descubra como.
O que é a Tarifa Social de Energia Elétrica?
Criada em 2002 através da publicação de uma Lei n° 10.438, a Tarifa Social de Energia Elétrica é um benefício que tem como principal objetivo fazer com que as pessoas menos favorecidas tenham acesso ao serviço, mas com valores menores, fazendo com que sua conta seja menos cara.
Mas para ter direito ao benefício, é necessário ter algumas características, uma delas é que sua família possua registro no Cadastro Único, o famoso CadÚnico. Mas não é o único, veja quais são os outros:
- Ter renda mensal familiar de até meio salário mínimo por pessoa da família;
- Família com renda mensal que totalize até três salários mínimos, caso algum membro da família tenha alguma deficiência física que exige um tratamento na qual é necessário o uso contínuo de algum aparelho que dependa da energia elétrica;
- Pessoas com 65 anos ou mais e que recebem o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC);
- Pessoas com deficiência que também recebam o BPC.
Quer saber como ter acesso ao seu benefício? Toque agora mesmo no botão abaixo e descubra.
COMO SOLICITAR
Você continuará a explorar o nosso site
E como funciona?
Para garantir o desconto, são retiradas algumas taxas da sua conta de luz. Entre elas estão: a taxa do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa) e a de Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).
Dito isso, no restante da tarifa, a porcentagem do desconto oferecido varia de acordo com a quantidade de consumo energético na sua casa. Veja só:
- 65% de desconto para as contas com consumo mensal de 0 a 30 kWh;
- 40% de desconto para as contas com consumo mensal de 31 a 100 kWh;
- 10% de desconto para as contas com consumo mensal de 101 a 220 kWh;
- 0% de desconto mensal para consumos maiores que 221 kWh.
Não podemos esquecer também que quilombolas e indígenas que consomem até 50 kWh por mês, ficam isentos de pagar a conta de luz.
Quanto é o valor do desconto da Tarifa Social de Energia Elétrica?
Como se trata apenas da retirada de algumas taxas, esta redução não é tão significativa. Tanto, que as porcentagens variam de acordo com a quantidade de kWh consumidos todos os meses na sua casa. O que também pode interferir é a sua região, já que cada estado conta com sua própria empresa distribuidora de energia.
Por isso, mesmo as normas sendo nacionais, em um modo geral, é interessante realizar uma pesquisa prévia como funciona o desconto da tarifa Social na sua região. A dica é acessar o site da companhia que fornece energia para sua casa, ler todas as informações detalhadas e entender como funciona o desconto para você.
E claro, não deixe de acompanhar o artigo que preparamos com todas as informações úteis para que você tenha acesso ao desconto na conta de luz.
